terça-feira, 20 de novembro de 2012

Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia



Origem
Também conhecido como lulu da pomerânia, o spitz alemão, anão ou pequeno, é uma raça de cães muito antiga, com reconhecimento oficial no século XIX.

São cãezinhos extremamente dóceis e grandes companheiros. Gostam da companhia dos donos, mas aguentam bem a solidão por boas horas. São lindos e chamam a atenção de todos por onde passam. Quem não gostaria de ter um brinquedinho vivo desses?


Aparência
O que mais chama a atenção no spitz é a sua exuberante pelagem, sedosa e muito bem armada. Os olhos são amendoados e as orelhas pequenas e pontudinhas dão a ele a aparência de uma raposa. Na verdade, o spitz seria facilmente confundido com uma bolinha de pelos caminhante de tão fofo que é.

Saúde
Embora seja um cão muito saudável, pode apresentar problemas de saúde. No spitz alemão é muito comum a luxação da patela. Podem ocorrer problemas nos olhos, mas é mais raro. A boa escolha das matrizes é fundamental para que o cãozinho apresente o menor número de problemas possível. Restos de comida e carne de porco são expressamente proibidos.


Curiosidades
O nome Pomerânia vem da pequena região entre a Alemanha e a Polônia, de onde vem a raça. A Rainha Charlotte, esposa de George III da Inglaterra, importou um casal em 1767 e deu-lhes os nomes de Phoebe e Mercúrio. Ela era tão apaixonada pela raça que mandou pintar vários quadros que hoje podem ser vistos em diversos locais em Londres. Mais tarde, a Rainha Vitória também se envolveu com a raça em 1888 quando viajava pela Itália. Quando morreu, seu spitz favorito, Turi, estava ao seu lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário