sábado, 17 de novembro de 2012

Cão de Água Português

Origem
O cão de água português tem origem em Algarve, na costa de Portugal. Evidências indicam que, em tempos pré-cristãos, o cão de água foi considerado quase sagrado e existem muitas teorias que envolvem este cão. A primeira descrição do cão de água português diz respeito a um texto de um monge datado de 1297. Nele, o monge conta a história de um marinheiro que estava morrendo no mar e que foi levado para terra firme por um cão que tinha um casaco de "pelo áspero negro, cortado à primeira costela e com um tufo na ponta da cauda". Muitos escritos descrevem a raça como um "cão leão". Diz-se que o poodle de hoje, o kerry blue terrier e spaniel de água irlandês são possivelmente ancestrais do cão de água.

Característica
Este cão de trabalho foi valorizado pelos pescadores como um companheiro e cão de guarda. Ele viveu nos barcos onde foi treinado para pescar - guiando cardumes para as redes, para recuperar equipamento perdido ou redes quebrados, e para atuar como um mensageiro de navio para navio, ou embarcação para terra.
O cão de água é um animal de espirituoso, obstinado, corajoso e muito resistente à fadiga. Um cão de inteligência excepcional e um companheiro leal. Ele obedece seu dono com facilidade e prazer aparente. É obediente com aqueles que cuidam dele ou com aqueles para quem ele trabalha.

O início da raça moderna
Em 1930, Vasco Bensaude, um rico empresário Português com especial interesse em cães, foi apresentado ao cão de água português por amigos. Ele foi informado sobre o trabalho maravilhoso deste animal e, embora houvesse apenas uns poucos cães ainda trabalhando nos barcos dos pescadores, ele finalmente adquiriu um cão chamado "Leão". "Leão" (1931-1942) foi o pai fundador da raça moderna e aquele em que o padrão da raça original escrito foi baseado. A primeira ninhada nasceu em 1 de maio de 1937, no Canil Algarbiorum.


O cão de água português na Casa Branca
A fama recente do peludo se deu por conta de Bo. Este especial morador da Casa Branca foi presente do presidente Barack Obama para suas filhas e passou a ser notícia pelo mundo todo. Você já o conhecia, não?  ;)



Um comentário:

  1. Oi já estou seguindo seu blog segue o meu? http://sobrecaezinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir