domingo, 21 de outubro de 2012

São Bernardo


Origem
A raça é originária dos Alpes e foi criada para ajudar em resgates e outros trabalhos. O cão são bernardo é famoso pela sua lealdade, vigilância e espírito solidário. Adora crianças e se dá bem com outros animais. Pode ser usado com cão de guarda, pois seu tamanho intimida estranhos. Mas, na realidade, é um cão muito dócil.

Aparência
Trata-se de um cão de grande porte que pode chegar a medir até 70 cm e pesar entre 60 e 80 kg. As fêmeas são um pouco menores. É robusto, musculoso e muito inteligente. A pelagem é densa e dupla. O pelo é liso, macio e mais abundante na cauda. As cores são o branco e o vermelho em diversas tonalidades, predominando uma ou outra cor.

Saúde
Como todo e qualquer cão, o são bernardo necessita de alguns cuidados com a saúde, apesar de ser um cão bem forte. A escovação é recomendada até duas vezes por semana, pouco banho e controle com a alimentação, para que não fiquem obesos. Adaptam-se facilmente aos climas quentes. Os principais problemas apresentados pelo são bernardo são a displasia da anca e cotovelos, torção e dilatação gástrica e dermatites. Nada que o seu veterinário não possa resolver.


Curiosidades
É um cão dorminhoco. Quando acorda cheio de energia, corre, pula e brinca e, mais ou menos uma hora depois, volta a dormir. 

O nome vem do Albergue do Passo de São Bernardo, nos Alpes, a 2.469 m de altitude. Os monges do albergue possuíam cães grandes para sua defesa e após cruzamentos com outros cães de montanha, surgiu a raça como a conhecemos hoje. 

O são bernardo mais famoso de que se tem notícia é o Barry, que salvou em torno de 40 vidas e tem seu corpo preservado no Museu de História Natural de Berna, na Suíça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário