domingo, 21 de outubro de 2012

Rotweiller


Origem
Esta é uma raça de cães muito antiga. Há registros de que os romanos utilizavam rotweillers como cães de guarda e boiadeiros. Mas os rotweillers como conhecemos hoje provavelmente migraram através do Alpes com as legiões romanas e, nos arredores de Rotweil, na Alemanha, cruzaram com os cães da região. Ao contrário do que muita gente pensa, o rotweiller é muito amável com crianças e com seus donos, mas são pouco amigáveis com pessoas estranhas.

Aparência
É um cão de porte grande, forte e muito resistente. É cão de guarda e defende pra valer o seu território. O macho varia de 61 a 68 cm de altura e pode pesar entre 45 e 65 kg. As fêmeas são um pouco menores. Os rotweillers existem nas cores marrom e preto, mas é possível encontrar uma mistura de pitbull terrier com rotweiller em preto e branco: patas e peito brancos e o resto do corpo, preto.


Saúde
O rotweiller apresenta pouquíssimos problemas de saúde. Entre eles, o mais comum é a displasia coxo-femural. A alimentação deve ser balanceada para evitar a obesidade e as fêmeas gestantes devem ter cuidado especial com a alimentação para garantir uma perfeita ninhada.

Curiosidades
Em 1910 o rotweiller foi reconhecido oficialmente como um cão policial. A Cruz Vermelha utiliza rotweillers em salvamentos e a PM de São Paulo e o Exército Brasileiro também utilizam os rotweillers em operações especiais e como guarda pessoal do alto escalão dessas instituições. O rotweiller está entre os 10 cães mais inteligentes do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário