domingo, 2 de setembro de 2012

Labrador

Origem
Este é um dos cães mais populares do mundo, seja pela sua beleza, seja pela sua amabilidade, companheirismo e inteligência. Chama-se retriever do labrador e, em alguns países de língua inglesa, simplesmente lab. O nome retriever tem como origem a sua função de buscar a caça abatida com muita eficiência. O labrador é primo de todos os outros retrievers. O labrador é antes de tudo um amigo fidelíssimo, adora crianças e se comportam como tal, portanto nunca é recomendável deixar um labrador sozinho com objetos perigosos ao seu alcance. Ele certamente vai aprontar alguma.

Aparência
É um cão de porte médio para grande, medindo entre 56 e 57cm e chegando a pesar de 37 a 42kg. As fêmeas são um pouco menores. A pelagem é curta e macia e podem ser encontrados em três cores: amarelo, que varia do creme claro ao avermelhado, chocolate ou preto, sempre homogêneo. Apenas uma pequena mancha branca no peito é aceita pelos padrões da raça. As orelhas são caídas e médias e a cauda é larga e relativamente curta, servindo de leme nas mudanças de direção quando o cão está nadando.


Saúde
O labrador tem uma saúde de ferro. É um cão robusto e muito forte. Mas, a partir dos dez anos de idade deve-se ficar atento aos problemas de artrose ou cardíacos. O acompanhamento pelo veterinário deve ser constante. Pode apresentar também displasia da anca e atrofia progressiva da retina.


Curiosidades
A grande paixão de um labrador são as crianças. Talvez porque seu espírito seja bastante infantil. Gosta de viver rodeado de pessoas e de muito cafuné. Na Primeira Guerra Mundial eram usados para transportar remédios, informações e procuravam corpos soterrados.


É muito usado também como cão-guia para cegos e tem uma forte vocação para salva-vidas sendo extremamente úteis em socorros nas catástrofes naturais, como terremotos, enchentes e avalanches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário