domingo, 2 de setembro de 2012

Husky Siberiano

Origem
Estar ao lado de um husky siberiano é ter a sensação de estar ao lado de um lobo. A raça é muito antiga e sua aparência é essa: a de um lobo extremamente belo. São muito fortes, musculosos e, apesar da cara de lobo, dóceis e brincalhões. Adoram crianças, mas recomenda-se a convivência a partir dos 5 anos de idade, pois como o husky é muito forte, suas brincadeiras podem acabar machucando as crianças muito pequenas. Gostam também de caçar gatos, coelhos, galinhas, pássaros e outros pequeno animais. E uma de suas características é a independência o que faz não obedecerem cegamente aos seus donos.


Aparência
O husky siberiano é musculoso e muito forte. A pelagem é densa com variedade de cores, mas as pernas e patas são brancas. Tem manchas no rosto e a ponta da cauda também é branca. As cores podem ser branca, preta, cinza com branco, branco com vermelho cobre e branco puro. Há ocorrências de exemplares malhados e outros com variações de marrom e avermelhado. Os olhos são normalmente azuis, mas também podem ser castanhos ou verdes.


Saúde
São cães muito saudáveis e chegam a viver de 11 a 15 anos. Mas, como todos os cães, problemas podem acontecer. Entre eles, catarata, glaucoma e distrofia corneal, alergias,
câncer e displasia na bacia. A dieta do husky tem que ser de alta qualidade, com muita proteína e, nos climas frios, gordura, já que também é usado para puxar trenós. Mas os huskies consomem menos comida do que os outros cães, por isso mesmo sua dieta tem que ser muito bem balanceada para não ocorrer problemas como obesidade. Outro cuidado é com a erlichia, uma doença transmitida por carrapatos. Escovação é fundamental para manter a pelagem saudável e bonita.

Curiosidades
Os huskies foram desenvolvidos para o trabalho pesado, como puxar trenós. Por isso é sempre bom mantê-lo com exercícios relativamente pesados, como puxar, de vez em quando, de 6 a 11kg. Não se preocupe, eles gostam. Muita gente pensa que, por ser um cão de regiões geladas, não consegue viver por aqui. Puro mito. O husky siberiano se adapta bem em qualquer clima. Porém, especialmente no nosso verão, é bom deixar muita água à sua disposição e uma boa sombra, porque ninguém é de ferro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário