sábado, 14 de julho de 2012

Cocker Spaniel Inglês

Origem
Apesar do nome, a raça é de origem espanhola, tornando-se muito popular na Inglaterra e no País de Gales, onde foram usados para caçar aves. A origem da raça moderna vem daí, onde passou a se chamar cocker spaniel inglês. É um cão dócil, amigo e excelente companheiro. Pela sua extrema beleza, faz sucesso em exposições e concursos. Hoje é também usado como cão guia para deficientes. O cocker spaniel inglês é admirado por todos, e como todo inglês talentoso, é um verdadeiro astro pop.


Aparência
É um cão de porte médio, de cabeça arredondada, orelhas grandes e caídas e olhos redondos bem vivos. A pelagem é farta e muito bonita, com mais de trinta combinações  de cores. Existem alguns exemplares da raça criados para caça, que são
 um pouco diferentes, com corpo mais curto e orelhas mais discretas. É um cão muito ativo e pode chegar aos 15kg. Adora nadar e de fácil adestramento.

Saúde
Como todo animal de estimação, todo cuidado é pouco para que sua saúde esteja sempre em dia. O cocker spaniel inglês pode apresentar problemas de pele e também nos olhos. Hipertireoidismo, câncer e cardiopatias podem ocorrer. Portanto, muita atenção com a alimentação e a higiene. As orelhas exigem muito cuidado para se evitar otites e outras inflamações.

Curiosidades
Há registros de pinturas retratando animais de Felipe II da Macedônia semelhantes ao cocker spaniel. O duque de Northumberland, John Dudley, criava cockers para Henrique VIII. Na literatura, a cadela Flush, que pertenceu à poeta Elizabeth Barrett, ficou famosa depois da biografia escrita por Virginia Woolf, que revela a cadelinha como a entregadora oficial das cartas de amor de Barrett para seu amante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário