quinta-feira, 31 de maio de 2012

Basset Hound

Origem 
Há registros de cães basset desde o século XVI. O basset hound, ou simplesmente basset, ganhou notoriedade por volta de 1800, na França. Vem do cruzamento entre o bloodhound e o beagle. Baixinho, suas patas são curtas e grossas e a raça foi criada para caçar. Seu faro é muito apurado, perdendo apenas para o bloodhound, um de seus ancestrais genéticos. O basset hound, quando adulto, é calmo e amigável, mas a personalidade é forte, impulsiva e não é muito obediente a comandos. São extremamente leais, sensíveis, carinhosos e muito ciumentos. Os bassets vivem muito bem em grupo e detestam ficar sozinhos, por isso é sempre recomendável a companhia de outros animais de estimação por perto. Gulosos, precisam e gostam de fazer exercícios, como caminhadas e corridas com seus donos.

Aparência 
Esses simpáticos baixinhos têm entre 33 a 38cm de altura e o peso fica em torno de 20 e 30kg. O pelo é liso e curto e qualquer cor é aceita pelos padrões da raça. As orelhas são longas e caídas e esta é uma das características principais do basset hound. A expressão é charmosamente triste, já que o basset possui excesso de pele ao longo do corpo, rosto e pescoço.

Saúde
Preguiçosos e bonachões, os cães da raça basset hound têm tendência a ficarem gordinhos e até mesmo obesos. Portanto, caminhadas e muita atividade física são bem-vindas. As grandes orelhas também requerem cuidados especiais: devem ser limpas ao menos uma vez por semana. Assim, evita-se otite e outras infecções por acúmulo de sujeira. Alguns exemplares apresentam pálpebra caída, o que pode acabar em infecções e úlceras. Todo cuidado é pouco. 

Curiosidades 
O basset hound só deixa a preguiça de lado quando o assunto é caçar, uma de suas atividades preferidas. Seu faro é apuradíssimo e ele é craque em localizar tocas de coelhos e outros animais pequenos. Outra característica desses cães é a sua carência afetiva. Quando a coisa aperta ele murmura chamando a atenção dando a impressão de que está conversando. E na hora de pedir alguma coisa ou de reclamar, nada melhor do que um bom latido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário